NOTICIAS
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca),estatística incluiu os tumores na laringe (homens)
25/11/2011 - 08:27:51
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou ontem as projeções de novos casos de câncer para 2012. Pelos números apresentados, até dezembro do próximo ano, estima-se que 518.510 pessoas devem receber o diagnóstico da doença - uma média de 59 casos por hora ou 1.416 por dia.
Os tipos mais comuns devem ser o câncer de pele não melanoma, próstata, mama e pulmão. Segundo o Inca, a doença deve atingir, na mesma proporção, homens e mulheres no país. As estimativas, de acordo com o instituto, são a principal ferramenta de planejamento da saúde pública na área oncológica porque fornecem informações para a criação de políticas públicas de atendimento.
Próstata.
Com exceção do câncer de pele não-melanoma -, tumor que tem baixa letalidade -, o de próstata deve seguir entre os homens como o tipo mais incidente da doença em 2012 no país.
O Inca prevê 60.180 novos casos de câncer de próstata no ano que vem - uma média de 62 incidências a cada 100 mil homens. A idade é o maior fator de risco para a doença.
"Aproximadamente 62% dos casos de câncer da próstata diagnosticados no mundo acometem homens com 65 anos ou mais", afirma o instituto. "Pode ser considerado um câncer de bom prognóstico se diagnosticado e tratado oportunamente".
Os outros tipos da doença que deverão ser mais comuns em 2012 entre o sexo masculino são traqueia, brônquio e pulmão, com 17.210 casos novos; cólon e reto, com 14.180; e estômago, com 12.670.
Mama.
Entre as mulheres, o câncer de mama deve ser o tipo mais comum, com 52.680 casos novos previstos. Sem contar o câncer de pele não melanoma, o da mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo. A idade segue como o maior fator de risco.
"Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer da mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados".
Entre as mulheres, câncer de colo do útero, com 17.540 novos casos; cólon e reto, com 15.960; e glândula tireoide, com 10.590; devem ser os outros tipos de câncer mais comuns previstos para o ano que vem.
Novidade.
Neste ano, pela primeira vez, o estudo incluiu estimativas para cânceres de bexiga, ovário, tireoide (nas mulheres), sistema nervoso central, corpo do útero, laringe (nos homens) e linfoma não Hodgkin.
Em seu último estudo, publicado em 2009, o Inca previu que, em 2010, 490 mil pessoas seriam afetadas pela doença em todo o país. As estimativas de anos diferentes não podem, no entanto, ser comparadas, devido a diferenças metodológicas entre elas.
Fonte: O Tempo
COMPARTILHE
COMENTE
Top 10 Mundo Mix
Notícias
- Sepultamento de Fernando Navarro será hoje,dia 1º de Maio.
- Jovem morre em acidente de carro na zona Norte de Juiz de Fora.
- "Bola de fogo" é vista no céu de Barbacena.
- Sepultamento de Fernando Navarro será hoje,dia 1º de Maio.
- Cinegrafista filma 'Bola de Fogo' que apareceu em Barbacena.
- Bebê nasce com 6 pernas no Paquistão.
- Jovem está desaparecida desde terça-feira.
- JEB: Estadual vence Desafio no vôlei feminino.
- JEB: Estadual vence Desafio no vôlei feminino.
- FREI TIBÚRCIO e a renovação na Câmara
Vídeos
- Brilho Fest - Gino's Il Candelabro.
- Chopada do Buchecha - Mirrante
- Calourada Publicidade & Propaganda - Relicário
- Lentinhas da Sucesso
- Administrando o Relicário.
- Cia. Elas por Elas canta Roberto Carlos
- Quarta Cultural - Plaza Shopping
- Festa do Tchauzinho - Buteco da Facul
- Noite Italiana - Gino's Il Candelabro.
- Prima Joaquina no Gino's







