Faça seu site!
Home > Noticias > Cultura entrega prêmios Amigos do Patrimônio.

NOTICIAS

Dona Totoca vence prêmio especial do júri e outros quatro indicados serão homenageados no dia 25 de setembro.

19/09/2013 - 10:15:30

Cultura entrega prêmios Amigos do Patrimônio.

Numa eleição muito disputada, foram escolhidos os cinco vencedores do Prêmio Amigos do Patrimônio Cultural de Barbacena do ano de 2013. O júri, formado por integrantes dos conselhos do Patrimônio Histórico, de Cultura, da Fundação de Cultura e da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região teve muita dificuldade para escolher cinco nomes numa relação de dez. O único consenso foi em torno do prêmio especial: Dona Totoca (Maria Leite de Castro Coutinho), que durante muitos anos coordenou a Banda Correia de Almeida e atualmente integra a Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte. "Foi uma escolha realmente merecedora, pois Dona Totoca representa a memória viva da história cultural de Barbacena", disse Fred Furtado, diretor de Cultura e Turismo da AGIR.


Outro premiado foi o projeto "Visitas Guiadas ao Patrimônio Cultural de Barbacena", que promove um roteiro cultural pelo centro da cidade com estudantes. "Estamos no quinto ano de um projeto que tem na identidade e na memória dos barbacenenses o seu foco principal, além de promover a integração das guias culturais da terceira idade com as crianças e os jovens. Neste caso, cultura e educação são parceiros", disse Sérgio Cardoso Ayres, idealizador do projeto. A Comunidade Quilombola dos Candendês, localizada no distrito de Ponto Chique, em Barbacena, é outra das homenageadas. Ela já foi oficialmente reconhecida pela Fundação Cultural Palmares e, pela primeira vez, a historiografia da cidade registra um quilombo em seu perímetro.

 

Dona Totoca receberá o prêmio especial pelo seu trabalho cultural
Foto:Deliane Coutinho

 


Os outros dois escolhidos foram o Movimento Nacional Amigos do Trem e a promotora Elissa Maria do Carmo Lourenço Xavier. Os Amigos do Trem são parceiros do município de Barbacena no convênio firmado que vai trazer de volta a circulação de um trem entre Barbacena e Santos Dumont, mas precisamente através de um passeio turístico até o Museu de Cabangu. "O papel desempenhado pela Promotoria do Patrimônio em Barbacena tem sido fundamental. A ação da Promotora Elissa Maria é a garantia de que a lei será cumprida e que o patrimônio é institucionalmente reconhecido como parte integrante da cultura local", disse Fátima Ferreira, do Conselho de Cultura. A entrega dos prêmios será no dia 25 de setembro, quarta-feira, às 17:30, na sede da Fundação Municipal de Cultura.

 

Relação dos premiados em 2013


Prêmio Especial: Maria Leite de Castro (Dona Totoca)


Projeto Visitas Guiadas ao Patrimônio Cultural de Barbacena


Comunidade Quilombola dos Candendês


ONG Amigos do Trem


Promotora Elissa Maria do Carmo Lourenço Xavier

 

Alunos da E. E. Bias Fortes, uma das parceiras do projeto Visitas Guiadas
Foto:Sérgio Ayres

 

 

Fonte: Sérgio Ayres.

COMPARTILHE

COMENTE

Top 10 Mundo Mix

Notícias

Vídeos