Faça seu site!
Home > Noticias > Prefeitura acerta contrato e Policlínica volta a funcionar.

NOTICIAS

Pelo novo contrato firmado com o município, o IMAIP passará a prestar atendimento à população referente à atenção primária (faixas verde e azul), de 07:00 hs às 19:00 hs

27/09/2013 - 05:55:44

Prefeitura acerta contrato e Policlínica volta a funcionar.

O Instituto de Maternidade e Policlínica - IMAIP e a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmaram quinta-feira, dia 26, contrato de atividades e serviços referentes ao sistema único de saúde, por intermédio de pactuação de metas no âmbito do Programa de Reestruturação dos Hospitais Filantrópicos. Para 2013, o valor estimado do contrato é de R$ 1.024.665,18, que serão repassados em três parcelas de R$ 341.555,06 nos meses de outubro, novembro e dezembro.

No início do ano a Prefeitura Municipal de Barbacena suspendeu parte do contrato firmado pela gestão municipal passada, porque alguns serviços contratados não estavam sendo realizados e que as metas estabelecidas não estavam sendo cumpridas. Após mais de sete meses de negociações, nova contratualização foi ajustada, com novos serviços e novas atividades.

Pelo novo contrato firmado com o município, o IMAIP passará a prestar atendimento à população referente à atenção primária (faixas verde e azul), de 07:00 hs às 19:00 hs, cujos serviços serão transferidos da Santa Casa de Barbacena. Com a transferência, o IMAIP passará a fazer o atendimento mais simples, permanecendo na Santa Casa os atendimentos de maior complexidade. A partir do funcionamento da UPA 24 horas, estes serviços que passarão a ser prestados pelo IMAIP e os já praticados pela Santa Casa serão centralizados na nova Unidade.

Também funcionará no IMAIP o "Horário do Trabalhador" , que funcionará de 17:00 hs às 21:00 hs. O novo serviço é uma extensão do Programa de Saúde do Trabalhador, e é uma inovação da Secretaria Municipal de Saúde, que visa reforçar as atividades do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, ofertando atendimento diferenciado ao trabalhador urbano e rural, que em razão de sua jornada de trabalho tem dificuldade de procurar serviços médicos e assistenciais nos horários tradicionais. O "Horário do Trabalhador" que será instalado no IMAIP oferecerá ao trabalhador atendimento médico, de enfermagem, odontológico, psicológico e de assistência social.

O contrato firmado com o município prevê, ainda, que o IMAIP prestará serviços de exames, de cirurgia de catarata e de cirurgias eletivas de ortopedia. Com o apoio do município, o IMAIP prepara-se para obter do Ministério da Saúde o credenciamento de 25 leitos para atendimento prolongado de pacientes provenientes da urgência.

O Prefeito Toninho Andrada disse que o novo contrato com o IMAIP "redefine o campo de atuação da instituição face ao poder público, passando a prestar serviços condizentes com a sua estrutura e capacidade". Ele também elogiou o trabalho do Secretário de Saúde José Orleans da Costa, afirmando que "ele soube construir um modelo que pudesse ser absorvido pela instituição hospitalar e que fosse ao encontro das demandas da população". O Secretário de Saúde, José Orleans da Costa revelou-se satisfeito com o desfecho das negociações, e destacou que o Programa de Saúde do Trabalhador "é uma novidade que contribuirá para o aperfeiçoamento do sistema de atendimento, especialmente junto a uma faixa da população da cidade que necessita de uma atenção diferenciada". O Dr. Celso Campos agradeceu ao Prefeito Toninho Andrada pela iniciativa, e também a toda a equipe da Secretaria de Saúde, e destacou a importância da parceria entre o município e o IMAIP para a ampliação da prestação de serviços de saúde à população.

 

 

Fonte: site da PMB

COMPARTILHE

COMENTE

Top 10 Mundo Mix

Notícias

Vídeos