Faça seu site!
Home > Noticias > Jovem cria teste que detecta Alzheimer 10 anos antes dos sintomas

NOTICIAS

Estudo apresenta uma possibilidade terapêutica, uma vez que o anticorpo desenvolvido tem a capacidade de combater a doença

14/07/2015 - 12:05:23

Jovem cria teste que detecta Alzheimer 10 anos antes dos sintomas

 

O Alzheimer é uma doença presente na vida de 1% dos idosos entre 65 e 70 anos no mundo e que só pode ser diagnosticada após exames cognitivos. Os sintomas são confusão mental, perda da memória recente, agressividade e depressão. Para ajudar a prevenir, um britânico de 15 anos desenvolveu um teste capaz de identificar a presença do Alzheimer no cérebro até 10 anos antes dos primeiros sintomas se manifestarem.


De acordo com o "Telegraph", o estudante Krtin Nithiyanandam criou um anticorpo que, ao ser injetado no sangue, funciona como um cavalo de tróia, penetrando no cérebro e se liga às proteínas neurotóxicas, que fazem parte do primeiro estágio da doença.


Esses anticorpos têm partículas fluorescentes, sendo possível enxergá-los a presença das proteínas ligadas ao Alzheimer, mediante uma ressonância magnética. O estudo traz ainda uma possibilidade terapêutica, uma vez que o anticorpo tem a capacidade de combater a doença.

 

Ainda segundo a publicação, o projeto está concorrendo ao Google Science Fair Prize, um concurso global destinado a adolescentes de até 18 anos que desenvolvem projetos científicos inovadores.

 

O estudante é um dos finalistas e, se ganhar, receberá uma bolsa de estudos para dar continuidade ao teste.

 

 

Foto:Divulgação

 

 

 

Fonte: O Tempo

COMPARTILHE

COMENTE

Top 10 Mundo Mix

Notícias

Vídeos