Faça seu site!
Home > Noticias > Morre no Rio aos 88 anos Aleksander Henryk Laks

NOTICIAS

Foi presidente da Associação Brasileira dos Israelistas Sobreviventes da Perseguição Nazista e autor do livro: "O Sobrevivente – memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz

21/07/2015 - 16:31:01

Morre no Rio aos 88 anos Aleksander Henryk Laks

 

Aleksander Henryk Laks foi um dos poucos sobreviventes do Holocausto. Era radicado no Brasil fazia palestra por todo o País. Esteve em Barbacena no dia 28 de abril do ano passado, a convite da direção do colégio Desafio, contando um pouco de sua vida aos alunos daquela instituição.

 

Laks estava internado desde o dia 4 de julho no Hospital Copa D'Or, em Copacabana(RJ), tratando de uma infecção pulmonar.

 


Aos 12 anos de idade, em 1940, foi confinado no Gueto de Lodz, uma área industrial criada pelos nazistas alemães na Polônia. Dos 160.000 judeus que estiveram neste gueto, apenas 1.600 sobreviveram à guerra.


Em 1944 foi enviado para o campo de concentração de Auschwitz juntamente com seu pai, que veio a falecer por doença e maus tratos. Ambos foram selecionados para trabalho forçado. Em 1945, quando parte do campo de concentração foi evacuado pelos nazistas antes da chegada das tropas soviéticas, Laks esteve num grupo de 800 prisioneiros levados a uma das Marchas da Morte, sistema nazista onde prisioneiros eram obrigados a se deslocar por enormes distâncias, a pé, no inverno, sem roupas adequadas ou alimentação, na esperança de que simplesmente morressem. Deste grupo, apenas 50 sobreviveram. Posteriormente foi encontrado e ajudado por soldados soviéticos.


Foi presidente da Associação Brasileira dos Israelistas Sobreviventes da Perseguição Nazista e autor do livro: "O Sobrevivente - memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz".

 

Foto: MUNDO MIX

 

Fonte:

COMPARTILHE

COMENTE

Top 10 Mundo Mix

Notícias

Vídeos