NOTICIAS
Benefício assegura parcela única de um salário.Matéria segue para análise na câmara dos deputados
4/08/2011 - 07:23:06
Projeto do Senado Federal que garante ao trabalhador doméstico direito ao seguro-desemprego, mesmo que ele não tenha contribuído para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foi aprovado nesta quarta-feira (3) na Comissão de Assuntos Sociais da Casa. A matéria assegura ao trabalhador doméstico que tenha trabalhado durante 15 meses o pagamento em única parcela, no valor de um salário mínimo (R$ 545), do seguro-desemprego.
Segundo o projeto, para financiar este direito, o empregador terá que pagar 1% a mais da contribuição para a Previdência Social, ou seja, passará a pagar 13%, nos casos em que não for feita a inscrição do trabalhador doméstico no FGTS.
A relatora da proposta, senadora Ana Amélia (PP-RS), diz que o projeto assegura aos trabalhadores domésticos direitos iguais aos dos demais trabalhadores. "Recentemente, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) reconheceu que é preciso igualar os direitos dos empregados domésticos aos dos demais trabalhadores, e o Brasil está avançando nesta área, o governo brasileiro já sinalizou nesta direção."
De acordo com Ana Amélia, apesar de o projeto ter sido aprovado, os parlamentares levantaram a questão de que ainda não há uma regra legal que garanta o seguro-desemprego para o empregado doméstico. Por isso, o projeto pode ser invalidado por uma lei que tenha mais força legal.
"Ele (projeto) foi aprovado, mas vamos aguardar as modificações que o governo deverá fazer. Nesse caso, há possibilidade de o projeto ser anulado por uma lei superior que o governo poderá adotar", explicou a senadora.
O governo terá de fazer modificações na legislação que trata do trabalho doméstico por causa da Convenção da OIT que garante aos domésticos os mesmos direitos de outros trabalhadores. O Brasil já deu sinais de que vai adotar as recomendações da organização.
Ao comentar o projeto de lei, o senador Paulo Paim (PT-RS), disse que ele poderá garantir aos trabalhadores domésticos "algum fundo" enquanto procuram outro emprego. Para ele, apesar de ser uma "bela iniciativa", a lei poderá gerar problemas, porque quem paga o seguro-desemprego não é a Previdência Social e sim o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), ligado ao Ministério do Trabalho.
"Então, como transferir uma quantia em dinheiro da Previdência Social para o FAT para que este pague o seguro-desemprego para a empregada doméstica?", perguntou Paulo Paim. De acordo com o parlamentar, o seguro-desemprego só é viável se a trabalhadora doméstica receber seu FGTS.
O projeto foi votado em caráter terminativo no Senado e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência Brasil
COMPARTILHE
COMENTE
Top 10 Mundo Mix
Notícias
- Sepultamento de Fernando Navarro será hoje,dia 1º de Maio.
- Jovem morre em acidente de carro na zona Norte de Juiz de Fora.
- Sepultamento de Fernando Navarro será hoje,dia 1º de Maio.
- Cinegrafista filma 'Bola de Fogo' que apareceu em Barbacena.
- "Bola de fogo" é vista no céu de Barbacena.
- Jovem está desaparecida desde terça-feira.
- JEB: Estadual vence Desafio no vôlei feminino.
- JEB: Estadual vence Desafio no vôlei feminino.
- Bebê nasce com 6 pernas no Paquistão.
- FREI TIBÚRCIO comenta o aumento do IPTU.
Vídeos
- Brilho Fest - Gino's Il Candelabro.
- Chopada do Buchecha - Mirrante
- Lentinhas da Sucesso
- Calourada Publicidade & Propaganda - Relicário
- Cia. Elas por Elas canta Roberto Carlos
- Barraca da Medicina 2012
- Administrando o Relicário.
- Quarta Cultural - Plaza Shopping
- Festa do Tchauzinho - Buteco da Facul
- Noite Italiana - Gino's Il Candelabro.







